A evolução da tecnologia em aparelhos ortodônticos já permite, atualmente, a conquista do sorriso perfeito de forma bem mais rápida, econômica, natural e com menos dor. Baseado nas evidências científicas e inovações tecnológicas, um novo sistema denominado autoligado foi aprimorado gerando benefícios aos pacientes e a toda a classe ortodôntica.
Os aparelhos ortodônticos autoligados usam um método diferente para “prender” o fio. Enquanto o aparelho convencional faz uso das borrachinhas, nos autoligados, o fio é preso aos braquetes através de uma “portinhola” existente em cada braquete. Essas famosas “borrachinhas” tem o inconveniente de gerar um atrito maior durante a movimentação dos dentes o que acaba por prolongar o tempo total de tratamento, além de aumentar o acúmulo de placa e causar mau-hálito.
Hoje em dia existem algumas marcas comerciais que produzem os aparelhos autoligados, dentre elas, uma de destaque é a Ormco, a maior empresa de produtos ortodônticos do mundo, que produz o aparelho chamado de DAMON. O sistema de aparelho e arcos recebe o nome de “Damon System” ou Sistema Damon.
Os “fios” utilizados no sistema Damon possuem a mais alta tecnologia desenvolvida em parceria com a NASA, são termoativados e movimentam os dentes de maneira mais rápida e mais confortável num menor número de consultas.
Os aparelhos são fabricados em peças de metal (Damon Mx ou Q) ou estéticas (Damon Clear) dependendo da necessidade do cliente.
Ainda como outras vantagens do Sistema Damon, podemos destacar que o sistema pode tratar a maior parte dos casos sem extração dentária, produzindo um sorriso mais amplo, natural e um perfil mais estético.
O aparelho tradicional também tem seus benefícios, e em alguns casos, pode ser a melhor opção. Só um ortodontista poderá recomendar o sistema que melhor pode lhe ajudar a alcançar seu objetivo.
Dentes bem posicionados e um lindo sorriso podem aumentar a autoestima e autoconfiança em qualquer idade, além da melhora das condições de saúde oral.