A partir dos 3 anos de idade, a criança já possui a dentição decídua completa. Além do acompanhamento da higiene bucal, nessa fase já é possível identificar e prevenir a instalação de más oclusões. A criança é avaliada como um todo: mastigação, respiração, fala, postura corpórea, etc
Aos 6 anos de idade, 80% do crescimento da face já aconteceu, por isso a importância de uma intervenção precoce, assim podemos evitar tratamentos complexos e invasivos no futuro.
Nós temos disponíveis duas técnicas para o tratamento das más-oclusões, que são as técnicas Ortodônticas e as técnicas Ortopédicas.
As Ortodônticas atuam sobre os dentes e seu posicionamento nas arcadas, não provocando crescimento e desenvolvimento ósseo, têm ação física e mecânica sobre o movimento dentário. Atuam nos dentes tortos, levando os dentes para a posição correta através de aparelhos fixos, aquelas pecinhas de metal ou estéticas coladas nos dentes. Para corrigir os dentes tortos e apinhados através de aparelhos fixos, a idade não é um grande problema, o tratamento pode ser realizado desde o início da adolescência até a velhice.
Já as técnicas ortopédicas atuam sobre crescimento dos ossos e seu desenvolvimento. Provocam o crescimento das bases ósseas, desta forma conseguindo espaço para os dentes em arcadas ósseas atrofiadas (pequenas) por falta de crescimento e desenvolvimento. Atuam também posicionando corretamente os dentes nas arcadas e na eliminação de hábitos orais como mastigação unilateral, respiração oral e posicionamento incorreto da língua.
Se os maus hábitos não forem corrigidos, nenhum tratamento ortodôntico futuro será estável e o desenvolvimento facial será comprometido.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares é mais indicada na dentição de leite ou mista e utiliza pistas diretas nos dentes ou aparelhos removíveis. Pode tratar os seguintes problemas:
- Mordidas cruzadas
- Mordidas abertas
- Mordidas profundas
- Crescimento insuficiente da mandíbula (queixo pequeno)
- Crescimento em excesso da mandíbula (queixo grande)
- Respiração bucal
- Problemas/ estalos na ATM
- Apinhamento dos dentes
- Falta de espaço para os dentes permanentes, etc
Grande parte dos problemas dentários devem ser tratados na infância e adolescência. Uma criança “dentuça” tratada na fase ideal será uma adolescente com a face harmônica.
O momento ideal para iniciar o tratamento é assim que a alteração for identificada, assim, tratamentos mais eficazes e menos radicais podem ser realizados.
Se a época ideal já passou, tratamentos alternativos podem proporcionar ótimos resultados, mas podem exigir extrações dentárias e até mesmo cirurgia ortognática. Somente uma avaliação de cada caso pode dizer os benefícios e limitações de um tratamento.